• Sofia Bica

Como Ganhar Dinheiro Com Blog - Mesmo Sem Uma Audiência Gigante




Em pleno 2020 há quem não acredite ser possível trabalhar online e ganhar dinheiro com blog. Entretanto, estou aqui para dizer que é possível sim, inclusive esta pode ser sua fonte maior de renda.


Sou blogueira a 6 anos e se tem algo que mudou muito durante estes anos foi a maneira de blogar.


Aqui na internet tudo muda muito rápido, é importante se adaptar e estar sempre se atualizando, pois o que funcionou um dia, pode simplesmente mudar e não funcionar mais tão bem como antes.


Aqui vou te atualizar com o que dá certo hoje no marketing digital, se é o seu sonho ter um blog e viver dele, leia o artigo todo e não perca nenhuma dica. Este texto pode ser o que você precisa para ter sucesso com blog em 2020!

Ganhar dinheiro com blog não é a coisa mais simples do mundo, e está longe de ser dinheiro fácil. Se este é o seu sonho, se prepare, pois haverá muito trabalho duro antes de ter dinheiro de fato.


DIVULGAÇÃO: Esta página contém links afiliados, isso quer dizer que eu posso receber uma comissão se você comprar algo indicado por mim. Saliento que só indico produtos em que realmente confio e acredito que podem ajudá-la a profissionalizar seu blog.


O que é preciso para ganhar dinheiro com blog?


  1. Conteúdo

  2. Tráfego

  3. Blog profissional

  4. Oferta

Como disse a pouco, rentabilizar seu blog não é tão simples, como muitos imaginam, porém, não é nenhum bicho de sete cabeças.


O que você precisa é criar uma estratégia sólida e trabalhar bastante, que o resultado virá no médio prazo.


Falando em prazo, quero dizer a você que deseja iniciar um blog que a média de tempo para começar a ganhar dinheiro com ele é de seis meses, levando em conta apenas a estratégia orgânica, ou seja, atraindo audiência sem anunciar no Facebook Ads ou Google Adwords.


1. Conteúdo


Não existe tráfego sem conteúdo. Você pode investir milhares de reais em anúncios todos os dias, porém se o conteúdo não existir ou não for bom, o dinheiro não virá.


Sem falar que a intenção de ter um blog profissional, além de ser um negócio, é gerar conteúdo de qualidade para seu público. O conteúdo conecta.


O primeiro passo é investir no conteúdo. Se você já criou, escolheu um belo tema para blog, e já o personalizou, está na hora de investir no conteúdo, sem ele não há retorno financeiro, uma vez que é o conteúdo que traz as pessoas para seu blog.


O ideal é criar artigos de alta qualidade. Escreva bem, se ainda não domina a arte da escrita, estude sobre isso e principalmente leia muito, a leitura enriquece nossa mente e vocabulário.


O Google se preocupa muito com a experiência do usuário, logo preocupe-se em organizar bem suas ideias e estruturar o post de forma coerente. Desta forma que lê, entende melhor o que você quer dizer.


DICAS PARA ESCREVER UM ÓTIMO ARTIGO PARA SEU BLOG:


  1. Escreva bem;

  2. Estruture bem seu texto;

  3. Pesquise por palavras chave com alto volume de busca;

  4. Use a palavra chave em seu texto com cuidado, de forma natural;

  5. Antes de escrever pesquise mais sobre o tema;

  6. Crie artigos detalhados, mas de fácil compreensão;

  7. Seja você mesma e pense no seu público.


1. Escreva bem: Saber escrever é um ponto importantíssimo para quem pretende trabalhar com blog. Realmente é muito desagradável ler um texto com erros de português, acaba perdendo a credibilidade. Estamos falando sobre ter um blog profissional, logo precisamos aprender sobre isso. Ok?!


Indico o curso de redator web da Rock Content, aprendi muito sobre como melhorar minha escrita pra web com ele.


2. Estruture bem seu texto: De nada adianta ter conhecimento, se você não souber passá-lo adiante. Antes de começar a escrever, anote em um papel os principais pontos do seu post: Título, introdução, subtítulos, CTA (CALL TO ACTION = chamada para ação), ou seja, o que você vai pedir para o leitor fazer (clicar numa oferta, se inscrever na lista, seguir no InstagraM, etc.).


Já com o texto escrito, lembre-se de usar h1, h2, ... para organizar Título, subtítulos, etc.


3. Pesquise palavras chave com alto volume de busca: EsTa pesquisa deve ser feita antes mesmo de definir o artigo. Uma vez que você sabe o tema que deseja abordar faça o seguinte:


Pesquise o tema no Google. Veja quais outras perguntas as pessoas costumam fazer no campo de pesquisa. Lá embaixo, no final da página você verá mais algumas opções de pesquisas relacionadas.


Veja este exemplo:


Digamos que vou escrever sobre 'Como Emagrecer'. Digito minha pesquisa, então o Google me mostra o que as pessoas tem buscado relacionado a minha pergunta.







DICA DE AMIGA: Sempre faço este tipo de pesquisa sobre termos do nicho aqui do blog, tenho um caderno onde anoto todas as pesquisas relacionadas, assim nunca fico sem saber sobre o que escrever.

E depois disso, o que faço?


Após analisar o que encontrou, você pode usar a ferramenta do Google Adwords para pesquisar palavras chave. Nela você consegue ver o volume de busca mensal para cada palavra chave que você pesquisar. É só comparar e ver qual é melhor usar.


Outra dica importante é ler os três primeiros artigos que o Google mostrou para a pesquisa de sua palavra chave. Essa galera aí são seus concorrentes.


Visite os posts e analise como foram escritos, que conteúdo contém e busque fazer ainda melhor que o deles.


4. Use a palavra chave em seu texto com cuidado, de forma natural: Lembra que na introdução desse texto eu disse que a forma de blogar mudou? Pois é, essa é uma das provas disso.


Logo que comecei meu primeiro blog, usávamos a palavra chave muitas vezes no texto. o objetivo era mostrar para o Google que estávamos falando sobre 'aquele' assunto, e até que funcionava.


Entretanto, o Google mudou, hoje em dia ele não só reconhece que seu texto usa palavras chave em excesso, como penaliza seu blog por isso e você perde ranqueamento.


Muito cuidado com isso. Tenha sempre alternativas diferentes ao mencionar a palavra chave e sempre que precisar usá-la de novo, faça de forma natural.


5. Antes de escrever pesquise mais sobre o tema


Nunca ache que você já sabe tudo, sempre traga informações novas, leia pesquisas/estudos relacionados ao tema, enfim, se aprofunde e tenha a certeza de trazer o melhor pra sua audiência.


6. Crie artigos detalhados, mas de fácil compreensão


É ótimo quando navego pelo computador e encontro um blog com um artigo imenso sobre o que procuro, amo saber mais sobre diversos assuntos, e muitas pessoas também são assim, porém, além de incluir detalhes no seu texto, escreva de maneira simples, que qualquer pessoa possa entender com facilidade.


Se for preciso, cite exemplos, conte histórias ou inclua fotos para ilustrar o que você está dizendo. Outra boa alternativa é criar uma versão em podcast para o post e outra em vídeo, assim é possível atender a todas as pessoas.


7. Seja você mesma e pense no seu público


Vou ser bem sincera, no nicho que escolhi trabalhar tem muita gente boa, aliás, ótima! Pessoas que admiro e que aprendi e aprendo até hoje com elas, entretanto, é difícil pensar que são meus concorrentes.


Se eu focar nisso, fico paralisada, sério rsrs! O que eu faço para continuar escrevendo é pensar em quem eu sou, na minha trajetória até aqui, no conhecimento que possuo, isso me dá força e me faz acreditar que eu possuo algo de bom e único para te ensinar.


Penso em mim e penso em você que está aí do outro lado aprendendo comigo, no quanto o conteúdo pode fazer diferença no seu negócio e em como seria se eu não escrevesse, em quantas mulheres empreendedoras que eu deixaria de ajudar.


Por mais que seu nicho seja concorrido, que tenha muitos 'peixes grandes', acredite no que você tem a oferecer, talvez você não seja a melhor, mas tenho certeza de que não existe outra igual.


2.Tráfego


Para que seu blog gere receita é preciso que haja tráfego. Não há como fugir disto. As pessoas precisam conhecer seu blog, passar a confiar nele (por isso o conteúdo preciso ter qualidade).


Embora a venda no mundo físico seja distinta do online, há alguns princípios que não mudam, como o fato de que é muito mais fácil uma pessoa comprar de alguém que confia, do que de um desconhecido.


Gerar tráfego no blog não é um tão complicado, na verdade é bem simples. Você precisa saber onde seu público alvo está e divulgar seu conteúdo.


As mídias sociais costumam ser ótimas aliadas para trazer tráfego para o seu blog. Minha dica é que você faça testes, crie uma conta para seu blog em cada uma das plataformas e poste, após isso analise o que dá mais resultado, quais opções trazem mais tráfego para seu blog.


Pense sobre o real objetivo de tudo isto. Se o alvo é ganhar dinheiro com blog, você irá usar ferramentas para atrair o público para seu site.


Eu mesma, tenho dois blogs, o Organize Certo e o Mulher Virtuosa que é um blog de moda. Minha intenção não é criar uma rede social com muito likes, mas sim que este público venha para meus blogs.


Entretanto, percebi que o instagram não manda muito tráfego. As pessoas que estão lá curtem fotos, mas não querer ler um artigo naquele momento. Diferente do Facebook, que já manda bem mais público.


Outra rede social (minha favorita) é o Pinterest, que na verdade é um buscador de imagens.


As pessoas vão ao Pinterest para buscar inspirações sobre tudo: moda, dicas de beleza, decoração, receitas, marketing digital, entre muitas outras.


Me lembro bem do quanto me surpreendi com a quantidade gigantesca de tráfego que ele mandava para meu blog de moda. Recentemente eu comprei um e-book chamado Manual do Pinterest, que é perfeito para quem está iniciando ou pretende melhorar ainda mais seus resultados.


A divulgação é válida para as mídias sociais, entretanto, para ser encontrado no Google e em outros mecanismos de busca, é preciso fazer um bom SEO de blog e em seus posts. Além disso, poste com frequência, pelo menos uma ou duas vezes por semana.


Envie e-mails


Há quem acredite que o e-mail está em desuso, mas não é bem assim. Usamos o e-mail o tempo todo. Se ninguém usasse a Netflix não pediria para incluir seu endereço de e-mail para abrir uma conta.


Aliás, já reparou que todas as grandes plataformas pedem e-mail? Netflix, Pinterest, Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Hotmart, etc.


Essas empresas possuem milhões, bilhões de usuários no mundo todo e todas elas usam o e-mail.


Ter uma newsletter é perfeito para construir um bom relacionamento com sua audiência. Uma forma eficaz de mostrar conteúdo relevante para o público e fazê-los retornar ao seu blog mais vezes, para isso inclua links e botões em suas mensagens.


Os e-mails também são boas ferramentas para divulgar links afiliados ou suas próprias promoções de produtos. Você pode criar um funil e oferecer diferentes produtos enquanto mantém o relacionamento com sua lista.


3. Blog profissional


Antes de ganhar dinheiro na internet é preciso profissionalizar seu blog. Mas o que isso significa?


Quer dizer que você deve encarar como um trabalho, é preciso investir um tempo diário nele e fazer com que ele passe a mensagem de profissionalismo.


Para seu blog ser profissional, ele precisa ter uma ótimo conteúdo (já falamos disso). Também é importante ter uma boa aparência, um design bonito, convidativo, organizado e funcional.


E indico você começar cedo. Se você está iniciando um blog agora, fuja do blogspot. Não sou contra a plataforma, eu mesma a usei por anos, mas quando se trata de personalizar um blog, ele limita muito as opções.


Minha dica é que você use Wordpress, a versão paga. Adquira um tema wordpress bonito e personalize-o. Crie páginas importantes e informativas como 'sobre' e 'contato' para que as pessoas entendam o que é o seu trabalho e como entrarem em contato com você.



Como Ganhar Dinheiro Com Blog


Existem diversas formas de ganhar dinheiro com seu blog. Algumas exigem autoridade sobre o assunto, outras um público gigante, e ainda outras que com público razoável você já consegue rentabilizar, conheça quais são elas agora:


Adsense:


Adsense é um programa Google, que inclui anúncios em blogs e sites. Ele paga alguns centavos de dólares americanos a cada mil visualizações dos anúncios, CPM (custo por mil) e também gera receita toda vez que um anúncio é clicado CPC (custo por clique).


Cada pagamento do Adsense só é liberado quando você reúne USD 100 (100 dólares). O que pode demorar um bom tempo.


O Google Adsense é bom para quem tem muitas visualização no blog todo o mês, caso contrário pode demorar até anos para conseguir reunir USD 100.


Publicidade para Marcas


Cada vez mais marcas estão em busca de influenciadores digitais para divulgar sua marca, produtos e lançamentos.


Antigamente quem mais fazia esse tipo de publicidade eram as blogueiras muito influentes, entretanto, o leque tem se aberto, incluindo influenciadores de nichos com audiências de médio porte.


Hoje em dia, sendo uma blogueira com um bom público e conteúdo que engaje você consegue boas publicidades para fazer. Digo publicidades pagas.


Entretanto, se você pensa em aderir a essa opção, se prepare. Crie um mídia kit com dados do seu blog e deixe claro no blog e em suas mídias que você aceita parcerias com marcas.


Para viver só de publicidade é preciso se dedicar bastante e ser criativa. Ser ativa nas mídias, e ter um público engajado.



Links Afiliados


Os links afiliados são a melhor maneira de ganhar dinheiro online para quem está começando.


Se você ainda não conhece, funciona da seguinte forma:


  • Você se cadastra em uma plataforma de afiliados;

  • Escolha produtos que tenham a ver com seu nicho;

  • Divulga seus links nos artigos e páginas do blog;

  • A cada venda gerada através do seu link, você ganha comissões.


Esta maneira de gerar renda é boa para quem está começando com blog porque é simples. Você não precisa investir dinheiro comprando produtos físicos para vender, nem precisa investir tempo e muito esforço criando um produto digital.


Você só precisa de um nicho que seja rentável e encontrar bons produtos para divulgar.


Para quem deseja se tornar afiliado e ganhar dinheiro de verdade indico o Fórmula negócio Online, é um treinamento para afiliados que ensina todo o passo a passo para começar e ter sucesso como afiliado digital.


Quando falo bons, quero dizer bons mesmo. Se preocupe com o seu público e com a experiência que ela terá ao adquirir um produto que você promove. Independente de qual for.


Existem muitas plataformas boas para afiliados. A Hotmart é uma delas, lá os produtos são digitais (cursos online, assinaturas, e-books, etc). Existem outras de produtos físicos como a Zanox, Cityads, Amazon, Lomadee entre outras.



Produtos próprios


Ter seus próprios produtos para vender no blog pode ser mais trabalhoso, porém, mais rentável. Ao vender um produto de terceiros como afiliado, você ganha um porcentagem do valor, enquanto você fica com maior parte do valor quando o produto é seu.


Você pode vender qualquer tipo de produto, mas o importante é que ele esteja alinhado com o nicho do seu blog.


Quais seriam as chances de vender artesanato em crochê em um blog sobre alimentação saudável? Difícil né.


Serviço


É possível vender serviços seus no seu blog. Se você é especialista em uma área, pode gerar renda com isso. Coachings, psicólogos, palestrantes e consultores de diversas áreas ganham dinheiro assim, e você pode ganhar muito dinheiro desta forma.


Alimente seu blog com artigos ricos, tenha uma página que fale sobre como funciona o seu serviço e um formulário de contato para quem se interessar. Coloque banners ou mensagens na lateral do blog, no corpo do artigos, rodapé ou topo do blog informando que você oferece esta opção.


Uma maneira legal de gerar mais autoridade para seu serviço é colocar fotos de atendimentos que já tenha feito e vídeos de casos de sucesso de clientes, assim as pessoas percebem que você já faz isso e tendem a confiar mais no que você oferece.


Conclusão: Como você pode acompanhar neste artigo, é possível ganhar dinheiro com blog em 2020, mesmo sem uma audiência gigantesca ou ter anos de trabalho. Mas, é importante ter uma boa estratégia e trabalhar duro.


Descubra um nicho rentável que você tenha afinidade, se aprofunde, escreva um blog com ótimos conteúdos, divulgue seus produtos, links, etc.


Prepare-se para o sucesso e quando ele chegar continue trabalhando e aprendendo sempre.




0 visualização
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

 

 

© COPYRIGHT 2020 ORGANIZE CERTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.