• Sofia Bica

Como Manter a Organização da Casa no Dia a Dia



Se você resolveu ler este artigo é porque está em busca de organizar o lar e não só isso, mas manter a organização depois.


Está comprovado que uma vida organizada traz diversos benefícios para nossa saúde física, mental, espiritual e tem o poder de facilitar muito o nosso dia a dia.


Há quem possua dificuldades ao se organizar, outras pessoas até organizam tudo, mas não conseguem manter a organização depois e acabam voltando a bagunça anterior. Para que isso não ocorra, listei 04 passos infalíveis para manter sua casa organizada.


Como Manter a Organização


Antes de tudo é preciso entender que a organização é para facilitar sua vida e não torná-la um espaço limitado e cheio de regras a serem seguidas. Encare a organização como uma solução para que seu dia a dia flua e se torne mais previsível, assim você pode aproveitar melhor o seu tempo para fazer o que realmente deseja.


Veja 04 passos para manter a organização em casa!


PASSO 01 - ROTINA


Organize sua rotina e sua tarefas. E por mais que seu tempo seja curto, separe alguns minutos por dia para manter a organização do lar, se não permitir que as coisas se acumulem, logo não haverá mais bagunça.


Usar listas, checklists e planners facilita muito na hora de criar uma rotina organizada. Visite nossa biblioteca online e baixe gratuitamente nossos modelos.


PASSO 02 - RETORNE OBJETOS


Procure sempre devolver ao lugar apropriado o que usou, se tomou um café, já coloque a xícara na pia ao invés de deixá-la na mesa.


Quem tem criança em casa, pode já ensinar os pequenos a organizar também, sempre lembre de guardar os livros, brinquedos e colocar a roupa suja no cesto, por exemplo.


PASSO 03 - FAÇA A PATRULHA


Por mais que a gente cuide, sempre haverão momentos em que vamos encontrar coisas fora do lugar.


Patrulha é o hábito de revisar os cômodos da casa. Pegue um balde ou cesto e coloque os objetos que encontrar fora do lugar e então leve até seu cômodo original. Assim você vai uma vez só, e economiza tempo durante a arrumação.


PASSO 04 - USE CRONOGRAMA


Depois que tive minha segunda filha, nunca mais consegui faxinar a casa toda em um dia. Foi aí que aprendi a fazer aos poucos. Para isso um cronograma bem esquematizado ajuda muito. Separe tarefas da seguinte forma:


DIA A DIA: Organizar camas, limpar pias, limpar cozinha, etc.


1A VEZ POR SEMANA: Geral no piso da cozinha, lavar banheiros, trocar roupa de cama, toalhas, tirar o pó, etc.


15 EM 15 DIAS: Revisar armários e guarda roupas, limpar forno, etc.


1A VEZ AO MÊS: Lavar edredons, capas de almofadas, higienizar estofados, etc.


A CADA 3 OU 6 MESES: Limpeza em armários e guarda roupas, novo detox.


Claro que cada casa tem necessidades diferentes, então crie seu cronograma baseado no que funciona no seu lar.

0 visualização
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

 

 

© COPYRIGHT 2020 ORGANIZE CERTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.