• Sofia Bica

Metas para 2020! Apenas 3 passos para REALIZAR!


METAS 2020


Faltando menos de um mês para a chegada de 2020, nos encontramos mais uma vez na época do ano onde repensamos nossa trajetória. É comum que ao finalizar uma etapa de nossas vidas, façamos um balanço de tudo, ponderando pontos fortes e fracos, erros e acertos, aprendizados e por aí vai.


Final de ano também é aquele período clássico de renovação de metas e bons desejos para o próximo ano que se inicia. Para uns é motivo de alegria e recomeço, para outros o sentimento é de fracasso por não terem atingido metas importantes no ano que chega ao fim.


O fato é que existem pessoas que realizam metas e outras que simplesmente não o fazem. Se você faz parte das que não realizam, ou quando realizam é apenas uma parte delas, fique de olho em todas as dicas deste artigo, pois ao colocar em prática você pode literalmente mudar de vida em 2020!




Por que Não Consigo Cumprir Minhas Metas?


Antes de mais nada, quero chamar sua atenção para o que acredito sinceramente ser um dos pontos mais determinantes ao realizar ou não suas metas. É o entendimento do que são metas. Você diria que sabe o que são metas?


Pense por um momento no mundo corporativo, onde boa parte das empresas possuem metas. Você acredita que uma empresa séria e comprometida com sua performance no mercado simplesmente decide que neste mês sua meta será vender o valor X em mercadoria?


Fui estudar um pouco mais a fundo sobre como funciona a criação de metas de uma empresa e pude notar que há toda uma análise por trás desta definição. Ninguém escolhe um número aleatório para vender, mas algo que seja possível e real.


Existem diversos métodos para definir as metas de uma empresa, entre elas, uma das mais usadas se chama SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistc, Time-bound), que traduzido do inglês significa:


Especifico: Metas bem definidas, claras e sem espaço para dupla interpretação.

Mensurável: Podem ser medidas e analisadas quanto a valores e volumes.

Atingível: Que podem realmente ser alcançadas.

Realista: As metas não podem ser superiores ao que seus meios possibilitam.

Temporizável: Ter um prazo de tempo bem definido.


Sabendo disso, entender metas fica mais fácil. Metas são resultados que queremos alcançar em determinado tempo, que são realistas e possíveis de atingir com certo grau de esforço.


Só no parágrafo acima já encontramos dois pontos onde muitas pessoas pecam, uma por não definir metas realistas e outra por não se esforçarem para atingi-las.


Não são poucas as pessoas que olham para as metas como um desejo bom, escrevendo-as no papel e esperando que de alguma forma elas venham a se realizar no próximo ano, mas não fazem exatamente nada para que isso aconteça, nenhum esforço é feito.



Como Estabelecer Metas para 2020 e REALIZAR!



Até aqui você pode ter uma boa noção de qual caminho seguir, aqui na plataforma Organize Certo o objetivo é te ajudar a usar a organização e o planejamento para ter uma vida muito mais produtiva e realizada, por isso preparei um passo a passo com tudo o que precisa saber para cumprir suas metas em 2020!


1. Faça como as empresas


Entenda de uma vez por todas. Metas não são bons desejos, metas são metas. Pense nelas com clareza e seja realista. Coloque na sua lista só aquilo que você tem certeza que realmente poderá alcançar se fizer algum esforço.


Se você deseja comprar a casa própria, por exemplo, mas hoje ainda não tem valor nenhum para investir, será que é realista colocar que em 2020 você comprará uma casa nova?!


Minha intenção não é fazer você desistir dos seus sonhos, mas pensar com os pés no chão e se planejar para realizar de verdade, e não ficar só na fantasia.


2. Analise a si mesmo


Ao definir suas metas, olhe um instante para você mesmo. Pense um pouco sobre sua bagagem até aqui, seus conhecimentos e suas capacidades hoje.


Digo isto porque é possível que você precise se qualificar de alguma maneira para atingir suas metas.


Quer empreender em 2020? Ótimo! Mas o que você sabe sobre isso, como criar uma marca, como iniciar um negócio consistente, como gerenciar um caixa?


Se não souber essas e outras coisas importantes para desenvolver um negócio com estrutura e que seja rentável, precisará investir primeiro no seu conhecimento, certo?!


Sejam quais forem suas metas, prepare-se para ter a capacidade de realizá-las!



3. Crie um plano de ação


O terceiro e último passo é criar um plano de ação, ou seja, um planejamento. Você já definiu metas claras, objetivas, realistas e atingíveis com algum grau de esforço. Já analisou o que precisa melhorar em si mesmo para ser capaz de realizar. Agora é o momento de definir o seu caminho.


Vamos usar mais uma vez o exemplo da pessoa que deseja empreender, certo?!


A meta para 2020 é empreender e ser bem sucedido neste caminho. Mas antes de chegar ao sucesso é preciso se capacitar. Um plano de ação poderia ser:


  • Colocar o projeto no papel

  • Pesquisar sobre nicho do negócio (ex. roupas femininas, decoração de festas.)

  • Fazer uma consultoria no SEBRAE

  • Fazer curso sobre como iniciar um negócio do zero

  • Conseguir o dinheiro para iniciar

  • Criar marca

  • etc...


O plano de ação é muito importante para qualquer tipo de meta, pois ele cria ações práticas e assim você consegue tirar seu projeto do papel e realizá-lo, dando um passo de cada vez.


Eu diria que a grande parte das metas não realizadas é por falta de planejamento. O que acontece é que sua mente precisa de comandos específicos e bem definidos, não basta você decidir criar um negócio, é preciso ter clareza do que fazer primeiro e de cada passo que dará a seguir.


Para criar um planejamento eficaz você precisa das ferramentas certas, pode ser um aplicativo, planilhas no Excel, agenda no Google, listas em papel ou até mesmo um planner. Eu gosto muito de planner, pois com ele consigo planejar e organizar minha vida em um lugar só.


Eu acredito firmemente que para ser bem sucedida em qualquer projeto que você tem, são necessários estes três passos que mostrei acima: Definir seu objetivo, Analisar a si mesma e definir seu plano de ação. Faça isso sempre e será uma pessoa que realiza muito!



0 visualização
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

 

 

© COPYRIGHT 2020 ORGANIZE CERTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.