• Sofia Bica

Como Planejar Uma Semana Produtiva


Rotina Produtiva

Ter uma rotina produtiva é o caminho para você ser uma pessoa que realiza seus objetivos em qualquer área da vida.


Grande parte das pessoas encontra dificuldade ao planejar ou executar um plano ideal para sua semana. Entre os problemas mais comuns estão a procrastinação, as distrações que temos no dia a dia, como o celular, e a falta de um planejamento alinhado com seus objetivos.


Hoje quero me deter em te ensinar, de forma simples e prática, a como planejar sua semana, focando em atingir suas metas e principais objetivos. Confira as dicas abaixo!


Defina o objetivo principal da semana


Antes mesmo de colocar no papel, celular ou computador as suas tarefas para a semana, selecione qual o principal objetivo principal a cumprir nos próximos dias. Recomendo que você foque em uma ou duas metas principais.


Desta maneira você evita se sobrecarregar de atividades e tem maior clareza do que precisa fazer para atingir os resultados que você deseja.


É importante definir e ter bem claro o foco da sua semana, principalmente se você é esquecida, tende a procrastinar ou possui tarefas de diferentes áreas de sua vida para fazer todos os dias.


Mulheres que cuidam da casa, dos filhos e trabalham, por exemplo, podem facilmente acabar esquecendo de alguma entrega de trabalho e perder datas importantes se não definir bem suas prioridades e ter tudo anotado em algum lugar.


Logo, para não correr este tipo de risco é sempre bom ter tudo bem definido e anotado.


Anote suas tarefas diárias


Agora vou te contar um segredo poderoso: Toda a pessoa organizada e produtiva não confia na sua própria mente para lembrar de suas tarefas.


Nossa mente é realmente incrível, mas falha muito nessa hora. Com tantas informações que recebemos todos os dias, somadas ao que já temos na cabeça, torna-se impossível lembrar de tudo.


Sempre anote suas tarefas para o dia. Pode ser em um caderno, num planner para o dia, no bloco de notas no celular, enfim, onde você preferir.


O mais importante é que seja prático e funcione para você. De nada adianta anotar tudo em um planner, se você nem lembrar dele ao longo do dia. Veja o que funciona bem na sua rotina

LEIA TAMBÉM:

Porque não consigo me organizar

Como ser produtiva trabalhando em casa


Separe um dia para organizar a semana


Se você deseja uma rotina produtiva, nunca comece sua semana sem já ter em mãos seu planejamento pronto. O ideal é separar um dia na semana anterior para fazer isso, melhor ainda se for no sábado ou domingo, quando já concluímos a semana que passou e temos uma noção real do que conseguimos fazer e o que ficou pendente.


Dedique-se a anotar as tarefas para cada dia da sua semana, seja o mais objetiva possível. Outra dica bacana é estimar o tempo para cada tarefa, assim você evita de colocar coisas demais na lista e não conseguir cumprir depois por falta de tempo.


Ser produtiva não é estar sempre ocupada, mas fazer as coias certas para atingir suas metas. Anote o que precisa fazer para que o objetivo principal da sua semana seja atingido com sucesso.


Priorize tarefas


Após ter anotado todas as tarefas da semana, lembre-se de priorizar é que é mais importante. Tarefas que tem prazos, datas importantes, atividade essenciais para o funcionamento de sua casa, estudos, trabalho, etc.


Eu gosto de enumerar minhas tarefas do dia, a mais importante coloco o número 1 ao lado, a segunda mais importante o número 2 e assim sucessivamente. O bom de definir suas prioridades do dia, é que se não der tempo de fazer tudo ou surgir algum imprevisto e bagunçar as coisas, você pelo menos focou no que era mais importante.


Como ter uma rotina produtiva


Para ser uma pessoa produtiva, você precisa lembrar que é uma pessoa antes de mais nada. Como seres humanos temos necessidades básicas e que quando não são cumpridas minam completamente a produtividade e o bem estar.


Por isso, sempre inclua momentos de descanso e lazer adequados em seu dia a dia. Todos nós merecemos e precisamos relaxar ao final do dia, ter momentos em família, estar com as pessoas que amamos e dormir horas suficientes para que estejamos descansadas e renovadas para o próximo dia.


Jamais pense que será produtiva, se dormir pouco ou negligenciar os momentos para relaxar e se desligar do trabalho, estudos e tudo mais o que precisa dar conta de fazer diariamente.


Um dia a dia produtivo é equilibrado e adequado a suas necessidades. Muitas vezes é preciso mudar o horário de alguma tarefa mais complexa para o momento em que sua energia está maior.


Tenha consciência de seu corpo e de sua energia antes de fazer algo. Se o nível de concentração é baixo no momento, faça algo que não exija tanto esforço, desta forma você consegue ser produtiva.


Iniciar uma tarefa que exige muito, quando se está cansada ou desanimada, é extremamente arriscado e provavelmente demorará muito mais tempo para ser concluída, sem falar que a qualidade também será comprometida.


Seguindo estes passos e dicas, sua vida será muito mais produtiva.


Eu preparei um planner semanal especialmente para você. Para baixar gratuitamente é só clicar na imagem abaixo.






  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

 

 

© COPYRIGHT 2020 ORGANIZE CERTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.